segunda-feira, 31 de maio de 2010

Usina Hidrelétrica Salto Pilão.

“A Usina Hidrelétrica Salto Pilão, é o maior aproveitamento elétrico do Rio Itajaí-Açu e uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil."

Nas proximidades do Salto Pilão, parte alta do Itajaí-Açu, desde cedo chamou a atenção dos engenheiros, pois era considerado um privilegiado curso fluvial, porque possuía acentuado desnível e corredeiras fortes, particularmente em um trecho de 14 quilômetros que se localiza na divisa na divisa dos municípios de Ibirama e Lontras, e de Subida, em Apiúna lembre-se da sigla (ALI) as inicias de cada local.
Seu projeto vem sendo feito há 10 anos e passou por muitos estudos, modificações e complementações, Até que em novembro de 2001, acontece o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a outorga da concessão do Aproveitamento Hidrelétrica Salto Pilão Com a melhor proposta, o grupo empresarial formado pelo CESAP (Consórcio Empresarial Salto Pilão) sagrou-se vencedor. Com as licenças ambientais emitidas pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), o CESAP deu inícios às obras no dia 1° de agosto de 2006 sendo que a usina vai ficar pronta um ano e meio antes da entrega da energia para o mercado cativo, a partir de 1º de janeiro de 2012.
Para se ter idéia da importância da Usina de Salto Pilão, a energia elétrica por ela produzida será suficiente para atender a demanda de Florianópolis e região metropolitana.Mais do que fazer uso da riqueza natural do grande rio, está gerando riqueza social aos municípios hospedeiros das obras não so por gerar energia, mais trazendo também turistas ao local que terá ate uma Maria fumaça para levar os turistas num passeio pela usina.

Faiga D. Link

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sala de educação para detentos

Essa semana foi assinado pelo nosso presidente, Luís Inácio Lula Da Silva, uma nova lei, que obriga os presídios, a terem salas para a educação para os detentos, já que em torno de 70% dos presidiários não possuem ensino médio, e isso só dificulta ainda mais para conseguirem empregos quando saem do presídio.

Acredito que tal iniciativa seja bastante interessantes se pensarmos pelo fato de que muitas vezes os detentos acabaram sendo "levados" por esse caminho ilegal por falta de oportunidades. O conselheiro Adeum Sauer ainda completa "A Constituição estabelece o acesso à educação como um direito público subjetivo de todo cidadão. Ela não diz se ele está na prisão ou em liberdade".

Porém acho que antes de pensarmos nos detentos, deveríamos estar pensando em crianças e adolescentes que querem e precisam estudar e que não fizeram nada ilegal, mas que também não têm essa oportunidade. Já que pelo Brasil à fora, encontramos escolas sem professores, e muitas vezes não encontramos nem mesmo a escola. Talvez devéssemos dar mais importância à esse fato, do que na educação de detentos, que já "comem" boa parte dos nossos impostos.

Mais informações.
Aluna: Vivian De Luca Serpa Caetano Série: 231

domingo, 23 de maio de 2010

Dia Sem Impostos

Nós brasileiros pagamos muitos impostos, mas isso não é novidade. Por isso no dia 22 de maio foi comemorado o dia sem impostos no Rio De Janeiro (e esta programado em mais oito cidades), pra relembrar os consumidores desse preço abusivo, já que os brasileiros trabalham quase cinco meses apenas para pagar impostos.

Por exemplo, a gasolina, que o Instituto Milenium doou 5 mil litros de gasolina para ser vendida sem impostos, no caso o litro que custava R$ 2,30 estava sendo vendido por R$ 1,18. Ou seja, quando abastecemos nosso carro, mais de 50% do preço é para pagar o valor de 5 impostos diferentes.

Esteve presente Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta para ajudar a reforçar a mensagem, que disse "Não somos contra ao pagamento de impostos, nós somos contra a criação de novos impostos e cada vez mais caros, e sem reverter para a sociedade."


Maiores informações.
Maiores informações.

Aluna: Vivian De Luca Serpa Caetano Série: 231

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Brasil: o maior causador do impacto ao meio ambiente?

Segundo pesquisa produzida por pesquisadores da universidade de Adelaide na Austrália, sim, somos o país que mais influencia o impacto ambiental.

A lista reveladora dessa alarmante notícia foi publicada na pesquisa intitulada "Evaluating the Relative Environmental Impact of Countries" que exibiu duas listas.Uma delas considera o impacto ambiental de maneira absoluta, sem considerar o tamanho do paíss ou quantidade de recursos naturais disponíveis. Enquanto a segunda classifica levando em conta a proporcionalidade entre o impacto e os recursos naturais.
O Brasil aparece na Primeira das listas, e foi consagrado como o maior causador.

Segundo o site Ambiente Brasil, o principal motivo para que o Brasil tenha sido cotado nesse ranking é o desmatamento. Estamos, infelizmente, em primeiro lugar no critério perda florestal natural, em terceiro na conversão do habitat natural e em quarto na do total de espécies ameaçadas devido a quantidade de emissões de CO2.

Agora, diga-nos: com tantas recursos naturais em falta pelo mundo, não deveriamos ao menos, cuidar do que é nosso?

Clique:

Post by: Evelyn Della Giustina - 231

Recorde batido no País...


não de futebol, mas [...]o de doação de órgãos

Publicada hoje, pela Istoé online e pela Gazeta online, a noticia de que no primeiro trimestre de 2010 foi o grande batedor do recorde de doação de órgaos no país com o índice de 10,2 doadores por milhão de habitantes(ppm).

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, um dos grandes influenciadores nesse acréscimo, foi o Estado de São Paulo, que entre janeiro de março de 2010 registrou taxa de 22,6 ppm, enquanto no mesmo período de 2009, foi registrado 15,4.

Além disso, a versão 2010 do Registro Brasileiro de Transplantes(RBT) também contém (pela primeira vez) as estatísticas de transplantados sobreviventes, o que revela por exemplo que 77% das pessoas submetidas a transplantes de coração, sobreviveram. Bem como os que receberam um rim, tiveram aceitação de 98%.

Clique abaixo:

Post By: Evelyn Della Giustina - 231

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Reservas de poço no pré-sal podem chegar a 4,5 bi de barris, diz ANP

Petrobras possui apenas um poço com volume recuperável maior.
Prospecto pode ser um dos com maior potencial do país, diz agência.

O poço Franco, no pré-sal da Bacia de Santos, tem volume de óleo estimado em 4,5 bilhões de barris segundo a Agência Nacional do Petróleo. O poço de Franco só não é maior que o poço Tupi, em que são estimados 5 e 8 bilhões de barris de óleo. A perfuração está sendo feita a 195 km da costa do Rio de Janeiro, sob 2.189 metros de água e comprovou a descoberta de óleo leve com cerca de 30° API. Grau API é a forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. A escala vai de 10 (extrapesado) à 30 (leve). Quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.

Mais informações

Aluna: Débora Natalie Ropelato - 2.3.1