terça-feira, 29 de junho de 2010

Brasil e Itália: parceria estratégica!

Nesta terça-feira, dia 29/06/2010, houve reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. Nesta foram discutidas as negociações em que o Brasil conta com o apoio da Itália. Essas negociações se tratam da cooperação entre Mercosul e a União Europeia.

"Sabemos que a Itália é uma forte aliada para nos ajudar a concretizar este acordo e esperamos conquistar bons resultados conjuntos com a retomada da negociação já no decorrer do atual semestre da presidência da UE pela Espanha", disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.


Mais informações;

Mais informações ;


Bruna Mueller

sábado, 26 de junho de 2010

Enchentes em Alagoas.

Desde sexta-feira, 18 de junho, o estado de Alagoas sofre com as chuvas e enchentes. As principais cidades atingidas foram Rio Largo, Murici, Branquinha, Santana do Mundaú e União dos Palmares. Grande parte das casas foram destruídas pela força da água, e na cidade de Branquinha todos os prédios de administração pública foram derrubados, e não sobrou um documento sequer na cidade.

Um dos grandes problemas, além dos mortos, desaparecidos, feridos, e bem materias destruídos, é que o hemocentro de Alagoas, está com uma séria falta de bolsas de sangue. Já que uma grande quantidade do estoque foi levado pela água e o número de doações também diminui bastante. Acredita-se que tal fato se justifique pelo feriado, jogos da copa, e claro, a própria calamidade.

Outro problema que se está enfrentando agora, é o forte cheiro de carniça que vem dos animais mortos, que ainda etsão sob a lama. E o apodrecimento desses animais pode causar doenças, causando ainda mais problemas. Como o grande número de casos de pessoas com dengue devido a água parada das chuvas, e fazendo com que o número de bolsas de sangue diminua ainda mais.

Então, quem tiver a oportunidade de doar qualquer coisa, por favor doe.


Mais informações.
Mais informações.
Mais informações.

Aluna: Vivian De Luca Serpa Caetano 2.3.1

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Perspectivas em relação ao mercado de petróleo no Brasil.


Com o acidente ocorrido pelo vazamento de petróleo no Golfo do México o Brasil pode ter vantagens, pois, com a diminuição de petróleo no mercado a expectativa é a sua valorização. Outro fator é a diminuição dos preços dos equipamentos utilizados na extração do petróleo. Mesmo com o aumento de custos em relação aos seguros e os investimentos para a prevenção de acidentes, o mercado de petróleo brasileiro poderá se beneficiar.

Mais informações: Mercado de petróleo brasileiro; Vídeo com informações;


Bruna Mueller

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tragédia do Rio de Janeiro, Uma tragéida anunciada.

A chuva no Rio de Janeiro começou no final da tarde do dia 5 de abril, muitas pessoas que saiam do seu trabalho ficaram presas ou ilhadas pois havia muitos trechos alagados e na tentativa de passar ficavam presos no engarrafamento e muitos acabaram abandonando seus carros a procura de um local seguro. No dia 6 de abril, as escolas das redes municipal e estadual, as universidades e a maior parte dos estabelecimentos da rede particular suspenderam as aulas. Vários órgãos públicos e grandes empresas, públicas e privadas, também pararam as atividades, porque os diversos pontos de alagamento, impedem o deslocamento de funcionários até o trabalho.
Os maiores danos das chuvas que ocorreram no rio de janeiro mais concentrados no morro do Bumba, que abrigava moradias precárias, era ocupado por um antigo lixão que havia sido desativado em 1981. Desde sua desativação foram construídas habitações. Desde o início dos anos 2000, já vinham sendo registrados deslizamentos de terras e desabamentos de casas. Todavia, a expansão do assentamento foi tolerada e mesmo estimulada pelo Poder Público municipal, que, em 1996, realizou obras de urbanização sobre terrenos onde nada deveria ser construído, Os riscos para a população eram conhecidos. Além da instabilidade do terreno, a decomposição do lixo resulta na produção do metano e de chorume. As casas no Morro do Bumba, soterradas pelos deslizamentos de terras, nem sequer estavam na lista das moradias consideradas em áreas de risco pela prefeitura local. Por isso a tragédia pode ser considerada “anunciada” porque todos tinham consciência do perigo e sabiam que ocorreria, a tragédia ocorreu por varios motivos, por ser construida em um local instável, por uma precipitação intensa de chuva...mais ainda fica a pergunta. De quem é a culpa? Do governo que não desapropriou as terras ou a da ignorância das pessoas em morrar em um local de risco, talvez pela falta de opção?

Faiga D. Link

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mais de 231 mil se inscreveram na segunda edição do SiSU

"O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) criado pelo MEC (Ministério da Educação) é o sistema por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)"
Fonte: SiSU - Modificado

Nesta segunda edição do SiSU foram aprovados 16,5mil alunos em 35 universidades e institutos de educação tecnológica.

Mais informações
Enem
SiSU

Débora Natalie Ropelato

Brasil tem recorde de vacinação e está livre de epidemia de gripe, diz ministro

Nesta quinta-feira, o ministro da saúde José Gomes Temporão afirmou: "O Brasil não terá uma epidemia da gripe H1N1 em 2010". Afirmou baseando-se nas metas de vacinação do governo que foram atingidas até agora -- 80% do público alvo foi vacinado. Esse valor representa 42% da população nacional.
Mas ainda assim, as metas não foram atingidas como o Ministério previa. Há ainda três grupos de risco que não estão totalmente vacinados:
  • As grávidas estão com 73% de cobertura -- o objetivo é de 80% até o final do ano;
  • As crianças de 2 a 5 anos estão com a menor porcentagem, apenas 40%;
  • Adultos de 30 a 39 anos também não completaram a meta: 70% foi vacinado.

Mais informações
Sintomas e Medidas Preventivas da H1N1

Débora Natalie Ropelato

domingo, 13 de junho de 2010

Alterações significativas no projeto da hidrelétrica Belo Monte!


Alterações no projeto da usina hidrelétrica Belo Monte prevê mudanças como a redução no impacto ambiental e na redução dos custos. As principais alterações segundo José Ailton de Lima, presidente do consórcio Norte Energia, será a redução do número de canais de desvio da água podendo antecipar seis ou sete meses a inauguração da mesma.

Para galera que está por fora...

A usina hidrelétrica Belo Monte vai ser construída no Rio Xingu, que fica no estado do Pará, ou seja, exclusivamente brasileira. Com a conclusão da obra será considerada a terceira maior hidrelétrica do mundo ficando atrás apenas da Itaipu (Brasil e Paraguai) e da Três Gargantas (China). A construção da hidrelétrica já vem causando grandes conflitos em relação ao meio ambiente,incluindo questões indígenas pois pode afetar a pesca e a locomoção dos índios.

Mais informações


Bruna Mueller