segunda-feira, 26 de julho de 2010

Portugues, nossa grande dificuldade

           Na Istoé online desta semana especialistas afirmaram que Portugês foi a matéria que obteve menor pontuação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nenhuma escola do país conseguiu atingir a média 700 (onde a escala é de 0 a 1000), preocupante não?

           Segundo os especialistas o grande vilão nessa história foi o uso da internet, que tem influenciado muito os jovens dessa geração, e que infelizmente, tem o feito de maneira ruim, onde são tentados a copiar textos ao invés de escrever, e principalmente, onde a mensagem a ser passada não necessita de grandes interpretações, empobrecendo cada vez mais o desempenho e compreensão dos jovens no quesito Língua Portuguesa.

           Tratando-se de um blog feito por adolescentes, em estrese pré vestibular, e que conhecem bem a realidade descrita, sinto que não há nada mais justo do que dizer: Não se trata apenas do uso da internet. Se trata também de uma série de novos conceitos criados nesses últimos tempos, onde a falta de identidade cultural e moral dos jovens acaba influenciando de maneira negativa em muitos setores, atuando principalmente na educação. 

           Somos influenciados pela mídia, pela internet e pelas "praticidades" que isso nos tras. Mas hoje,acima de tudo, nossa
grande dificuldade é sim o Português.

           Portanto fica a pergunta: sem um bom português, como faremos a "correta interpretação" nas outras matérias?

Clique aqui:
Para ler a matéria completa na Istoé


Post by: Evelyn Della Giustina

Nenhum comentário:

Postar um comentário