terça-feira, 21 de setembro de 2010

Brasil, uma potência energética.

Segundo Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil já pode ser considerado uma potência energética. Não apenas pelo pré-sal mas pela imensa produção de energia atravez de matrizes renovaveis (47%).

Uma das grandes vantagens brasileiras é o intenso consumo do etanol, sendo considerado o país mais avançado do ponto de vista tecnológico na produçao e consumo do etanol. Outros países o utilizam em misturas com gasolina, mas somos os únicos a usá-lo exclusivamente. Outra grande vantagem é o crescente investimento tecnológico nos setores eólico, solar e nuclear.

Para André Tavares, analista de mudanças climáticas da organização não-governamental WWF, chegará o momento em que seremos postos a prova no quesito Petróleo, "como a era da pedra não acabou por falta de pedra, a era do petróleo não vai acabar por falta de petróleo, mas por uma decisão de se emitir menos CO2."

O mundo todo está a investindo cada vez mais em tecnologias limpas. O que não podemos fazer é nos deixar levar pela promessa do pré-sal, temos que nos conscientizar de que o novo ouro não será mais o negro e sim o sustentável.

Clique:
Para mais informações sobre o etanol
Para mais informações sobre a reportagem
Para mais informações sobre energia no Brasil


Post by: Evelyn Della Giustina

Nenhum comentário:

Postar um comentário