quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desarmamento. Não era para ser uma política aplicada [à civis]?

Se me lembro bem, em 2003, entrou em vigor a lei federal do Estatudo do Desarmamento, que entre outras coisas proíbe o porte de armas para civis (salvo casos onde há riscos à vida). Decreta inclusive que o porte, além de comércio ou exportação ilegais seriam penalizadas com medidas já especificadas na legislação penal. O problema é que... Há maior quantidade de armas de fogo em posse de civis do que de militantes.

Segundo reportagem da revista Istoé, em um mapeamento completo sobre armamentos leves, foi chego ao espantoso resultado de que existem cerca de 17 milhões de itens em circulação no país, sendo que 5,2 milhões de peças são pertencentes à grupos criminosos, enquanto apenas 2,1 milhões estão em posse da polícia. Além disso outras 9,4 milhões de armas ilegais e sem porte que, segundo as constatações, pelo menos metade se encontram nas mãos de criminosos ou indivíduos do mercado informal.

Além desse ultraje à segurança nacional. Em contrapartida à nova possível política de estado em relação ao desarmamento, anunciada hoje pela manhã, ficou constatado ainda nessa semana que o Brasil já possui o posto de segundo maior produtor de armas leves do Ocidente, perdendo apenas para os Estados Unidos. Um tanto quanto contraditório, não?


Clique para:

Maiores informações sobre a reportagem da Istoé

Maiores informações sobre a possível política de estado – Desarmamento.

Maiores informações sobre o Estatuto do Desarmamento


Post by : Evelyn Della Giustina

Nenhum comentário:

Postar um comentário